Início\ Informação \ Notícias
Prova Vínica de Vinhos Verdes
Hoje, 24 de Fevereiro, a sub-região de Monção e Melgaço ganha particular expressão no Portobeer: o habitual encontro vínico mensal conta com a presença de Anselmo Mendes para conduzir a prova, numa viagem pela Região Demarcada dos Vinhos Verdes e pelas melhores colheitas do enólogo.

A partir das 20 horas, os apreciadores das castas Alvarinho e Loureiro poderão entregar-se a uma breve degustação em que polvo à galega, pataniscas de bacalhau e gambas salteadas em azeite e alho garantem o acompanhamento certo para as notas minerais e de flores brancas do Alvarinho, Muros Antigos 2009.

Como entrada, a Chef Cristina Campos sugere magret de pato com molho cumberlain e salada de rúcula com flores brancas em consonância com a acidez citrina e o aroma intenso, expressivo e complexo de Contacto 2009. Mais tarde, um "alvarinho à moda antiga" - Curtimenta 2007 - rega com tons dourados e aromas intensos o lombinho de bacalhau à lagareiro aromatizado com azeite virgem e cebolinho, a par da frescura doce e elegante de Alvarinho, Muros Antigos 2008.

Numa noite em que os vinhos verdes DOC são protagonistas, o Portobeer encerra a harmonização com caixinha de chocolate e gelado de arroz doce, a que Anselmo Mendes junta a exclusividade de Passito de Alvarinho.

Fiel às suas origens, o reputado enólogo Anselmo Mendes dedica-se a produzir requintadas variações de Alvarinho, uma casta excepcional e típica da região onde nasceu. Acredita que há todo um ritual à volta da abertura de um vinho de qualidade com rolha de cortiça que é impensável ser reproduzido por outro vedante.