Início\ Informação \ Notícias
Vinho Verde aumenta exportações
Em tempos de crise, o Vinho Verde dá o exemplo e aumenta as exportações. Os resultados agora apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) comprovam que 2009 foi um ano positivo e de crescimento para o Vinho Verde em mercados internacionais.

Foram exportados cerca de 13 milhões e 600 mil litros, o que representa quase 30 milhões de euros e um crescimento de aproximadamente 600 mil litros comparativamente com 2008.

Entre os vários mercados consumidores, Estados Unidos da América, Alemanha, França e Angola lideram a tabela, evidenciando um aumento do consumo de Vinho Verde relativamente a 2008. Em 2009, os EUA consumiram quase 3 milhões e 100 litros de Vinho Verde (6 milhões 162 mil euros), mais 539 mil litros do que no ano anterior. O crescimento da exportação para este país foi considerável, ascendendo a cerca de 27%.

Também a França aumentou o seu consumo em mais de 156 mil litros, resultando na exportação de mais de 2 milhões de litros de litros de Vinho Verde (equivalente a cerca de 4 milhões e 25 mil euros).


A Alemanha é também um dos principais mercados de exportação para o Vinho Verde representando, em 2009, o consumo de quase 2 milhões 362 mil litros. A integrar a listagem dos quatro principais mercados, a Angola consumiu no ano passado mais de 1 milhão e 237 litros de Vinho Verde (3 milhões e 270 mil euros).

Como resultado da sua crescente qualidade e características únicas, o consumo do Vinho Verde tem vindo a crescer no mercado externo, representando 40% das exportações portuguesas de vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC) não licoroso.

No entanto, e porque este crescimento não se fez sentir em todos os mercados, "a aposta nos mercados internacionais vai continuar a ser uma das prioridades para a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes" (CVRVV), assume Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV e recentemente reconduzido na presidência do organismo para um novo mandato.