Início\ Informação \ Notícias
CVRVV organiza acções de formação e sensibilização para produtores
Jornadas Regionais, Jornadas Técnicas, boletins Informativos e o Concurso Melhor Vinha 2011.

É com estas iniciativas que a É com estas iniciativas que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) pretende alcançar um dos objectivos - e uma das grandes apostas para este novo mandato (2010/2012) - que se prende com a renovação e melhor gestão das vinhas. A estratégia passa pela formação e esclarecimento dos produtores e, é neste sentido, que a CVRVV organiza já no dia 13 de Abril duas sessões de esclarecimento, em Monção (durante a manhã) e Ponte de Lima (durante a tarde).

Estas Jornadas Regionais, organizadas em parceria com a SAPEC Agro e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), arrancam em Monção mas vão passar por outras localidades como Amarante (14 Abril, manhã), Celorico de Basto (14 Abril, tarde), Santo Tirso (20 Abril, manhã), Guimarães (20 Abril, tarde) e Baião, durante a manhã de 21 de Abril. Previsão e situação actual das doenças, cuidados na instalação da vinha e estratégia fitossanitária na vinha serão alguns dos aspectos a desenvolver com vista ao esclarecimento dos produtores.

As Jornadas Técnicas, também organizadas em colaboração com a SAPEC Agro, vão ter lugar no dia 27 de Abril. Com Nuno Magalhães como orador, o tema será os "Aspectos da Condução da vinha nos Vinhos Verdes".

Os boletins informativos foram outro veículo de informação adoptado e, entre Abril e Junho, prevê-se a publicação de 4 edições de um boletim, "Saber para Colher", que irá conter não só o calendário das várias actividades e acções da CVRVV mas também abordar temas como a floração, a flavescência e os insecticidas da videira.

Como forma de incentivo mas, simultaneamente, de premiar uma viticultura de qualidade e que respeite o ambiente, a CVRVV organiza de dois em dois anos o Concurso Melhor Vinha. A próxima edição será em 2011 e está, neste momento, em preparação.

A CVRVV pretende, com estas iniciativas, incentivar os produtores a adoptarem medidas saudáveis para a vinha e para o ambiente, através da renovação das mesmas e da sua melhor gestão e tratamento.