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Entidades celebram acordo para promover o vinho português
Diversas entidades do sector vitivinícola assinaram quarta-feira, em Lisboa, um acordo para a promoção concertada e de forma transversal da produção, da comercialização e do consumo do vinho português a nível nacional e internacional.

Numa nota os promotores destacam que o acordo permite "concertar esforços, utilizando os meios de cada um, no âmbito da divulgação e promoção, para a institucionalização e internacionalização do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados (CNEVE)", evento que "procura premiar e promover os melhores produtos vitivinícolas nacionais".

O principal objectivo é "promover concertadamente e de forma transversal a produção, comercialização e consumo de vinhos de qualidade", acrescentam.

O protocolo assinado refere que os parceiros pretendem "estimular a produção de vinhos de qualidade através de uma competição profissional, valorizar o nível técnico e comercial dos vinhos participantes no CNEVE, promover a participação dos jovens profissionais do sector, nomeadamente enólogos, provadores e profissionais da área da hotelaria e restauração, dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos em cada uma das Denominações de Origem Portuguesas (DOP), contribuir para a expansão da Cultura do Vinho e incentivar o espírito Wine in Moderation".

O acordo foi uma iniciativa do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), responsável pelo CNEVE, que tem como parceiros o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Associação das Empresas de Vinho do Porto/Wine In Moderation, Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas (ANDOVI), Associação Portuguesa de Enologia (APE), Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e a Associação Portuguesa de Jovens Enófilos (APJE), entre outros.