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Cooperativa de Pegões duplica vendas no Reino Unido graças a conselhos do importador
Adaptar a imagem do vinho seguindo os conselhos do importador para agradar ao consumidor tem sido a estratégia de sucesso da Cooperativa de Pegões no Reino Unido, onde as vendas duplicaram nos últimos anos.

Foram os importadores Hallgarten Druitt que aconselharam a cooperativa a criar a marca Stella, com um rótulo novo e destinado a captar um público mais jovem, e também a lançar o branco Fonte do Nico Light, com os consumidores ingleses tradicionais em mente.

 
A ideia é, diz à agência Lusa a directora de qualidade da cooperativa, Sónia Pinto, "tentar evitar que bebam cerveja para passarem a beber um vinho light, que é um vinho com 10% de álcool e nove gramas de açúcar que saberá muito melhor que a cerveja e que fará menos mal".

 
Estes dois vinhos estão também em Portugal, adianta, mas com outra imagem, mais ligada à região de Pegões, cuja tradição vinícola é considerada menos relevante no Reino Unido que o preço.

 
Fundada em 1958, a Cooperativa Agrícola Santo Isidro dos Pegões entrou no mercado britânico em 2002 sempre pela mão da importadora Hallgarten Druitt, uma das maiores no mercado britânico. Nos últimos dois anos registou um grande impulso nas vendas graças à quebra do consumo de vinho causada pela recessão, abrindo espaço aos produtores que ofereçam um bom equilíbrio em termos de qualidade e preço.

 
"Como nos adaptamos ao mercado e temos grandes quantidades de vinho, conseguimos lançar para o mercado bons vinhos a baixo preço", adianta Sónia Pinto.

 
A cooperativa exporta para o Reino Unido várias gamas de vinhos - distribuídos pela Hallgarten sobretudo em restaurantes - mas o mais popular, admite a mesma responsável, é o mais barato.

 
O sucesso contribuiu para o bom desempenho do vinho português no mercado britânico, onde as vendas cresceram 10% em termos de volume e 14% em termos de valor em 2009 em relação ao ano anterior. "Significa que, eventualmente, o nível de compras em termos de preços no mercado inglês dos vinhos portugueses subiu", saúda o presidente da ViniPortugal, Francisco Borba. Apesar de ser um "mercado com características muito especiais e difíceis", o responsável vê nestes números um resultado das acções de promoção, como a prova anual destinada a profissionais do sector que decorreu hoje em Londres. O evento reuniu no campo de cricket Lord's Ground mais de 120 produtores de vinho, que apresentaram cerca de 600 vinhos a importadores, distribuidores, retalhistas ou imprensa especializada. No dia anterior perto de um milhar de consumidores terá assistido à prova de vinhos pelo crítico Oz Clarke, que foi também transmitida pela Internet. Francisco Borba tem esperança no impacto desta iniciativa, que foi a primeira do género e que beneficiou das qualidades de comunicador daquele que é considerado o mais influente perito vinícolas britânico. "Foi um coelho [que tirámos] da cartola", resumiu.

 

Fonte: OJE/Lusa