Início\ Informação \ Notícias
Região dos Vinhos Verdes destacada internacionalmente
A Quinta da Baseira e Quinta de Freixo, situada em Amarante, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, foi distinguida pelo Best of Wine Tourism na categoria "Sustainable Wine Tourism Practices".

O recurso a um processo orgânico, sem utilização de produtos químicos nas vinhas, esteve na origem desta distinção. A Quinta da Baseira e Freixo, para além de produzir o Vinho Verde Duas Vinhas, também disponibiliza aos visitantes excursões e visitas guiadas às vinhas, às adegas, ao museu de destilaria, bem como provas e degustações.

As vinhas da Quinta da Baseira e Freixo estão localizadas em Amarante, junto ao rio Tâmega. A utilização de um processo orgânico, sem recurso a produtos químicos, está na origem da produção do Vinho Verde Duas Vinhas. Aos visitantes, é disponibilizada uma excursão guiada através dos vinhedos, às adegas, ao museu da destilaria, assim como sessões de prova e degustação. Todos estes elementos valeram à Quinta da Baseira e Freixo o prémio de "Sustainable Wine Tourism Practices" do Best of Wine Tourism.

Os prémios Best of Wine Tourism são atribuídos anualmente pela Great Wine Capitals e pretendem destacar os produtores de vinho no que respeita à excelência das facilidades e acesso a vários elementos como arte e cultura, práticas sustentáveis de turismo vínico e disponibilização de experiências de qualidade ao público.

Great Wine Capitals é uma rede de nove cidades internacionais com um recurso económico e cultural em comum: as reconhecidas regiões vínicas nelas existentes. É a única rede que abrange os designados "novo" e "velho" mundos do vinho. Foi criada em 1999 com o objectivo de incentivar a formação, a instrução e o intercâmbio entre os centros de negócio internacionais.

As nove cidades que a constituem são Bilbao (Rioja), Bordéus, Cape Town, Christchurch (sul Islândia), Florença,Mainz (Rheinhessen), Mendoza, Porto e São Francisco-Napa Valley.