Início\ Informação \ Notícias
Private Selection Tinto 2007 do Esporão recebe medalha de ouro no IWC
O Esporão Private Selection Tinto 2007 recebeu a medalha de ouro no International Wine Challenge 2010. Na totalidade, os néctares do Esporão receberam 12 das 35 medalhas atribuídas aos vinhos portugueses.

O Esporão Private Selection Tinto 2007 recebeu a medalha de ouro no International Wine Challenge 2010, um dos mais prestigiados concursos de vinho a nível mundial, tendo os vinhos do Esporão arrecadado 12 das 35 medalhas atribuídas a Portugal.

Para além da medalha de ouro, aos vinhos do Esporão foram ainda atribuídas quatro medalhas de prata, incluindo o Esporão Private Selection branco 2008, o Alicante Bouschet 2007, o 4 Castas 2008 e o Verdelho 2009, e ainda, mais cinco medalhas de bronze e dois louvores.

Produzido na Herdade do Esporão, na adega de lagares especialmente concebida para pequenos volumes, o Private Selection Tinto 2007 foi vinificado com maceração prolongada, a partir das castas nobres do Alentejo, maioritariamente Alicante Bouscher e Aragonês. Após um estágio de 12 meses em barricas de Carvalho Francês, "resultou um vinho de cor grená intensa, quase impenetrável e mostra aroma fino com sugestões a fruta madura, envolvida em subtis notas de tabaco e ligeiro tostado. Na boca é denso, e a componente balsâmica sobressai. Os taninos estão cheios de vigor, garantindo estrutura e prometendo grande longevidade em garrafa".

O Esporão Private Selection Tinto já recebeu 14 distinções nacionais e internacionais, como a Great Gold Medal no Concours Mondial de Bruxelles, Prémio de Excelência da Revista de Vinhos, e o 1.º Prémio no Concurso Vinhos Engarrafados do Alentejo 2008.

De referir que o International Wine Challenge é considerada a melhor e maior prova cega do mundo e recebeu nesta edição mais de 10 mil vinhos a concurso. O júri é composto por 370 especialistas de renome no sector do vinho, entre produtores de vinho, comerciantes e escritores.

 

Fonte: Hipersuper / Victor Jorge