Início\ Informação \ Notícias
Vinho do Porto nas escolas espanholas
o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto parte, já na próxima terça-feira para Espanha. Até 2013, vão ser promovidas 45 acções de divulgação do Vinho do Porto nas escolas de hotelaria, turismo e cozinha do país vizinho, que se iniciam na Escuela Superior de Hostelería de Rivas-Vaciamadrid.

 

Esta primeira sessão, a decorrer no dia 13 de Julho, na Escuela Superior de Hostelería de Rivas-Vaciamadrid, vai reunir alunos do Curso de Cozinha e profissionais das principais unidades de restauração desta localidade, situada nas proximidades capital espanhola. Os alunos serão desafiados a criar pratos (em particular, sobremesas) para seis tipos diferentes de Vinho do Porto.

 

Estas acções têm como objectivo estratégico promover o conhecimento dos vinhos, a suas características e qualidades intrínsecas da RDD junto destes públicos (futuros profissionais, escanções, HORECA e imprensa especializada) proporcionando a criação de uma relação de empatia e cumplicidade enquanto potenciais prescritores dos seus vinhos, num mercado considerado estratégico para o Vinho do Porto.

A próxima sessão decorrerá já em Novembro, no Curso de Sommelier da Escola de Turismo da Universidade de Barcelona. Para o ano lectivo de 2010/2011 estão já agendadas acções nas cidades de Madrid, Barcelona, Bilbao, Corunha, Toledo, Valencia, Valladolid, Vitória e Tarragona, num total de 14, em importantes escolas e unidades de ensino como a Universid Rovira i Virgili, Escuela Superior de Hotelaria de Bilbao, o Instituto de Formação Empresarial e a Câmara de Comércio de Madrid, a

União Espanhola de Catadores e diversas escolas que leccionam o WSET (Wine & Spirit Education Trust).

A Espanha tem demonstrado um interesse crescente nos vinhos do Porto, sendo actualmente o 9º mercado mundial de comercialização em quantidade (135.000 caixas) e registou um crescimento de 2,4% em 2009 - em contra-ciclo com a quebra global verificada - enquanto que o crescimento em termos de volume de negócios atingiu os 4,4%.

Refira-se aliás que esta tendência de crescimento em Espanha se tem mantido nos primeiros 5 meses de 2010.