Museus do Vinho em Portugal
Quando falamos em museu, falamos igualmente em património colocando-se, desde logo, a questão de que forma é que esse património pode ser usado no espaço do museu como símbolo identitário de uma sociedade. No caso específico dos Museus do Vinho, estes apresentam a vinha e o vinho como tema central e elemento diferenciador e caracterizador da nossa cultura. Venha conhecê-los connosco!

O vinho ocupa nas necessidades do Homem um lugar de destaque, por ser a única bebida que, na civilização greco-latina, transporta em si um valor cultural.

Mesmo antes do cristianismo, ele representava mais do que um símbolo. Os escritores, os poetas gregos, helenísticos, latinos e, até, turcos, cantaram o vinho não só como fonte de satisfação material como, também, meio de excitar o espírito, de desenvolver o pensamento e, até, de favorecer a criação de sentimentos estéticos e morais.

O vinho foi sempre considerado como a mais nobre bebida, a primeira que se oferece a um convidado e a que melhor permite apreciar o talento do produtor. Não é de estranhar, portanto, que toda a vida rural tenha sido tão fortemente marcada por ele.

Não só as ferramentas e o material necessário para a viticultura são de uma riqueza extraordinária como, também, as aldeias, as casas e até a própria paisagem são moldadas pelo cultivo da vinha. A maneira de viver, os costumes e a mentalidade são particularmente marcados, pelo que é possível dizer-se que existe uma cultura ligada ao vinho.

O amor à arte e o amor ao vinho têm-se confundido ao longo da história das civilizações. 

A riqueza dos espólios existentes em museus e colecções particulares atesta em numerosos países que, em todas as épocas, os artistas puseram o seu talento ao serviço da vinha e do vinho, tanto na pintura, como na escultura, gravura, tapeçaria, miniaturas, iluminuras, ourivesaria, vitral, vidraria, cerâmica, etc.

Portugal tem uma cultura que se preza de possuir uma herança patrimonial muito rica, ligada à vinha e ao vinho e que remonta a uma época muito anterior à fundação da Nacionalidade, tornando-se necessário a sua preservação. É esse o papel dos Museus do Vinho. Eles representam os instrumentos indispensáveis para a compreensão da função civilizadora da vinha e do vinho.

O Instituto da Vinha e do Vinho está a desenvolver um projecto que visa a recuperação, preservação e disponibilização ao público do enorme espólio que possui, herdado da Junta Nacional do Vinho. Este projecto contempla também a reorganização e dinamização do Museu Nacional do Vinho, em Alcobaça.

Para além deste museu, existem em Portugal outros, também ligados e esta temática. [Ver Museus]