Museu do Vinho da Bairrada
O Museu do Vinho Bairrada, inaugurado a 27 de Setembro de 2003, conta no seu acervo com espólio de cariz industrial, técnico e arqueológico associado à Bairrada Vitivinícola.

Tutelado pela Câmara Municipal de Anadia, o Museu do Vinho da Bairrada encontra-se instalado num edifício construído de raiz para o efeito, dotado de mobiliário adequado aos espaços e funções, com equipamentos informáticos e audiovisuais, e sistema de segurança, possuindo ainda um Auditório com capacidade para 100 pessoas, sala de restauração e jardim bar esplanada interior, bem como de Mediateca e biblioteca.

A Exposição Permanente, designada por Percursos do Vinho, encontra-se no piso zero do museu e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.

No núcleo de Exposições Temporárias aposta fortemente em projectos criativos originais associados às grandes referências das Artes Plásticas Nacionais e Internacionais.  Nomes como Júlio Pomar; Cruzeiro Seixas; Carlos Lança; José Rodrigues, João Cutileiro; Fernanda Fragateiro entre muitos outros deixaram já neste espaço o registo da sua linguagem plástica.

O Museu incorpora também espólio que pertenceu à casa particular do antigo estadista António de Oliveira Salazar além das duas maiores telas alusivas ao vinho em Portugal. Nas salas interactivas dos chamados percursos do vinho percorrem-se todas as fases do processo vitivinícola terminando-se a visita com a exposição de uma das mais importantes colecções de saca-rolhas do mundo.

Contacto:

Museu do Vinho da Bairrada
Av. Eng.º Tavares da Silva
3780-203 ANADIA

GPS: 40º26'17.4'' N I 8º26'17.3''w

Tel.: 231 51 97 80
Fax: 231 51 97 81

E-mail: museuvinhobairrada@mail.telepac.pt

Horário de Funcionamento:

Terça a Sexta-feira: Das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00h.

Sábado, Domingo e Feriados: Das 11:00 às 19:00h.

Preçário:

Custo da Entrada: 1 Euros pax

Até 12 anos entrada gratuita

Serviço de visita guiada